quinta-feira, 10 de março de 2016

Uma inteligência humilde Rita Levi-Montalcini



Talvez eu sou otimista inato
mas eu acho que há sempre algo que você salve
Cientista e prêmio Nobel de medicina, senadora vitalícia da Itália, conhecida por suas importantes descobertas sobre neurônios. O legado que deixou é imenso, não apenas nos domínios da ciência, mas também no da sabedoria humana.
Resultado de imagem para rita levi montalcini biografia
"Mantenha seu cérebro ativo, faça-o trabalhar e ele nunca irá se degenerar.O cérebro não se aposenta, o importante é mantê-lo em atividade. Meu cérebro funciona como quando eu tinha vinte anos, nem bem nem mal, mas sempre no máximo do meu potencial”.
Resultado de imagem para rita levi montalcini biografia
Rita nunca parou de trabalhar. “O segredo da minha vitalidade é que eu vivo de hora em hora, constantemente envolvida com pesquisas científicas e com os problemas sociais. Não tenho tempo para pensar em mim…

 Minha vitalidade deriva da total indiferença por mim mesma” , dizia ela, colocando ênfase nas últimas palavras.
Resultado de imagem para rita levi montalcini caricatura
Afirmava que podemos controlar nossas ações e emoções usando uma parte diferente do cérebro: “O progresso depende de nosso cérebro. A parte mais importante do nosso cérebro, o neocórtex, deve ser usada para ajudar os outros e não apenas para fazer descobertas”.


 Resultado de imagem para rita levi montalcini caricatura
Rita gostava de fazer afirmações polêmicas, como esta: “Todos dizem que o cérebro seja o órgão mais complexo do corpo humano, e eu, como médica, posso até concordar. Mas como mulher, asseguro que não existe nada mais complexo do que o coração. Ainda hoje não se conhecem os seus mecanismos”.
Quando alguém lhe perguntava o segredo da sua genialidade, ela respondia: “Fala da minha inteligência? Ela é mais que medíocre. 

Meus únicos méritos são o empenho e o otimismo. A ausência de complexos psicológicos, a tenacidade de seguir o caminho que considerava justo, o hábito de subestimar os obstáculo
Neurocientista de renome mundial
traço que herdei de meu pai – me ajudaram enormemente a enfrentar as dificuldades da vida. A meus pais devo também a tendência a ver os outros com simpatia, sem desconfiança”.
“A vida não termina com a morte. O que restará de nós é aquilo que transmitimos às outras pessoas. A imortalidade não é o nosso corpo, que um dia fatalmente morrerá. Não me importa morrer. 
Resultado de imagem para rita levi montalcini premio nobel
O que importa é a mensagem que deixamos aos outros. É esta a imortalidade”. Assim falava, ao completar 102 anos de idade,

 a única mulher italiana que ganhou o Prêmio Nobel. 
O convite à coerência, o respeito à ética no mundo da pesquisa científica, a necessidade de ajudar as mulheres menos afortunadas a realizar suas próprias aspirações; o orgulho de ser 

italiana e a afirmação corajosa da própria liberdade constituíam as bandeiras que nortearam a vida de Rita Levi Montalcini: o seu exemplo para qualquer um que pretenda ocupar-se seriamente de ciência, e não apenas.
Resultado de imagem para rita levi montalcini premio nobel
Rita Levi Montalcini morreu no domingo, 30 de dezembro, aos 103 anos, em Roma.

Fonte:brasil247/Luis Pellegrini/ilustração regina bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário